
Alimentos alternativos à proteína animal
Os alimentos de origem animal são uma fonte proteica, que há muito fazem parte da nossa dieta, contudo estes hábitos têm vindo a sofrer a pouco e pouco algumas alterações, sendo por vezes substituídos por alimentos vegetais. Esta mudança dá-se por questões de vegetarianismo, de saúde, ou pura e simplesmente como forma de complementar a dieta tradicional.
Existe uma ideia generalizada de que os alimentos de origem animal, como a carne, peixe, ovos e lacticínios são as únicas fontes de proteína, porém existem opções de origem vegetal que apresentam as mesmas quantidades. O consumo de uma alimentação baseada neste macronutriente é extremamente importante não só para os atletas, pois mesmo quem não é adepto de fazer exercícios regularmente, também necessita de boas quantidades de proteína para ter energia para o dia-a-dia.
Uma dieta à base de vegetais é cada vez mais associada a uma redução dos riscos de hipertensão, diabetes e obesidade. Aliado a isto e às quantidades de hidratos de carbono, fibras, vitaminas e minerais existem cada vez mais pessoas, que estão a optar por substituir a carne por fontes de proteínas como soja, legumes e bebidas vegetais. Se não sabe ao certo quais as melhores opções para poder substituir a carne, sugerimos alguns alimentos que têm os nutrientes necessários para o seu organismo.
Soja e Tofu
Um dos maiores substitutos da carne é, sem dúvida alguma, a soja que se apresenta como um alimento com altos teores de proteína, e com todos os aminoácidos essenciais para o nosso organismo. Pode-se encontrar a soja com diversos aspetos e feitios, como por exemplo sob a forma de grão (muito idêntico ao feijão), rebentos de soja (geralmente consumidos crus, cozidos ou estufados), com textura granulada, em formato de bife, ou em bebidas e iogurtes. Outra variante da soja é o tofu, que não é nada mais, nada menos do que soja coalhada vendida em blocos, com uma textura extremamente suave e plana. Os componentes do tofu conferem-lhe inúmeras vantagens, que vão desde manter os vasos sanguíneos saudáveis, aumentar a circulação do sangue, melhorar a função muscular e acelerar a recuperação dos músculos.
Tempeh
Assim como o tofu, também o tempeh é produzido através dos grãos de soja. Sendo que estes grãos são primeiramente demolhados, cozidos e depois fermentados até darem origem ao produto final. Contudo, ao contrário do tofu este alimento não perde qualquer nutriente ao longo de todo o processo, conferindo-lhe uma fonte ainda mais rica de proteínas. Para quem pretende substituir os produtos de origem animal, o tempeh é uma excelente escolha, não só por não conter gorduras saturadas, mas também pelo seu excelente paladar (algo semelhante às aves ou peixes), podendo apresentar-se grelhado, frito ou estufado.
Seitan
Outro excelente substituto da carne é o seitan, que, apesar de já fazer parte da dieta alimentar dos vegetarianos, ainda é desconhecido por grande parte da nossa sociedade. Este apresenta uma cor acastanhada, que por vezes dá-lhe um aspeto pouco atrativo, com uma textura esponjosa, mas não se deixe enganar pelo seu visual. Do ponto de vista nutricional, o seitan é rico em proteínas, não tem colesterol e apresenta menos calorias do que a carne. Apesar de serem muito semelhantes e de se cozinharem da mesma forma, o seitan não contém na sua composição vitaminas lipossolúveis e ferro, pelo que deve ser complementado com outras proteínas de elevado valor biológico.
Bebidas Vegetais
Se é intolerante à lactose, ou se pura e simplesmente procura uma alternativa ao leite de vaca a melhor opção são as bebidas vegetais. Porquê? Porque, para além de não conterem gorduras saturadas, são também extremamente nutritivas e isentas de colesterol. Engana-se quem pensa que as bebidas vegetais são apenas as de soja. Apesar de estas conterem uma maior quantidade de proteínas, existem ainda outras bebidas igualmente importantes tais como as de arroz, aveia, quinoa, amêndoa, avelã, entre outras.
Leguminosas
Para além de serem extremamente nutritivas, as leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas) oferecem-lhe uma panóplia de pratos diferentes e dinâmicos. Apesar de nenhuma destas ser tão completa quanto a soja, são mesmo assim uma excelente opção proteica para colocar na sua dieta alimentar, pois apresentam vários nutrientes que lhe vão proporcionar mais energia, satisfação e sensação de bem-estar.
Frutos Secos e Sementes
Tal como os grupos alimentares anteriores, também os frutos secos e as sementes são uma mais-valia para qualquer dieta, por serem uma fonte extraordinariamente rica em proteínas, vitaminas e minerais. Sugerimos assim que passe a optar por snacks, ou que adicione às suas saladas nozes, avelãs, amêndoas, sementes de girassol, cânhamo, linhaça e chia.