
Aprenda a manter a boa forma durante as férias!
Os dias mais quentes estão finalmente a dar o ar da sua graça, as idas à praia e os banhos de mar começam a ser uma prioridade e com a sua chegada há muita gente que se desleixa nos treinos. Não se deve contudo abolir a prática de exercício físico só porque se está de férias, afinal não vai querer perder os resultados, que tanto se empenhou por conseguir durante o ano. Não nos referimos apenas ao ganho de uns quilinhos a mais, mas também a uma perda palpável da massa muscular.
A diminuição da definição muscular é uma grande preocupação para os adeptos de desporto. Existem vários motivos que podem levar a esta perda durante o período de férias, nomeadamente a prática esporádica ou nula de exercício físico, tipo de treino realizado (por exemplo, corrida ou musculação) e o nível de preparação física do indivíduo. Quando o período de interrupção é curto as perdas não são muito significativas, contudo, quando se está muito tempo sem treinar, especialmente em modalidades que exijam força, os resultados são mais negativos existindo uma diminuição mais acentuada do tecido muscular.
“Então que medidas devo tomar, para não haver uma descida tão drástica da massa muscular durante as férias?”, pergunta-se você. Para podermos esclarecer esta questão, nada melhor do que lhe apresentarmos algumas soluções, que irão ajudar a manter os seus músculos intactos e a passar uns belos dias de férias sem grandes preocupações.
Cuidar da alimentação
Ao sair da sua rotina habitual aquilo que come também vai ser afetado. Apesar disso, deve a todo o custo evitar longos períodos de jejum, pois, assim que o organismo esgote todas as suas reservas terá de procurar outra fonte de energia, os músculos. É por isso extremamente importante que ao longo do dia faça várias refeições ricas em proteínas, de modo a alimentar constantemente os seus músculos.
Exercícios de manutenção
É normal que durante as férias a predisposição para treinar não seja a mesma, no entanto não a deve interromper por completo, apenas reduzir a sua intensidade habitual. Se o hotel onde está instalado possui ginásio não lhe feche os olhos, esta poderá ser uma boa opção para despender 20 a 30 minutos do seu tempo diário. Caso não tenha essa possibilidade, existem vários exercícios que pode fazer e que não lhe iram roubar muito tempo, como por exemplo flexões, agachamentos, abdominais e uma corridinha.
Bloqueador de gorduras
Quando estamos de férias estamos mais relaxados e é quase inevitável, que os nossos olhos não pousem em comidas/bebidas mais açucaradas. Contudo, estes deslizes podem arruinar todo o trabalho que desenvolveu durante o ano, a ingestão de calorias a mais pode fazer com que ganhe uns quilinhos a mais. Para o ajudar nesta demanda pode optar por um bloqueador de gorduras, que não só vai impedir que estas entrem no seu organismo, como vai acelerar o seu metabolismo convertendo-as em energia.