
Álcool VS Aumento massa muscular
É perfeitamente normal quando vai jantar ou sair com os seus amigos, que beba uma cerveja ou um copo de vinho, mas saiba de antemão, que se o seu objetivo é aumentar a massa muscular não deve abusar no consumo de bebidas alcoólicas. Mesmo que mantenha uma dieta alimentar equilibrada, com todas as vitaminas e nutrientes imprescindíveis para o organismo, e mesmo que pratique regularmente exercício físico pode comprometer o desenvolvimento muscular com a ingestão de álcool.
Apesar do seu consumo moderado poder proporcionar alguns benefícios para a sua saúde, quando ingerido excessivamente é especialmente problemático, para os atletas que procuram a todo o custo melhorar a composição corporal. Assim, sugerimos que interiorize que grandes quantidades de álcool vão prejudicar a obtenção da massa muscular, mas caso não tenha ficado inteiramente convencido veja por si mesmo, como é que este pode afetar aquilo por que tanto tem trabalhado.
Afeta negativamente a síntese de proteínas
O fenómeno da síntese de proteínas baseia-se na junção dos aminoácidos, de modo a formarem proteínas completas. Assim, ao consumir álcool em demasia vai estar a retardar este processo até pelo menos 20% e, como os músculos são constituídos por proteína o crescimento e fortalecimento muscular pode ser gravemente afetado.
Reduz os níveis de testosterona e aumenta os de estrogênio
Com a ingestão de bebidas alcoólicas há um decréscimo significativo dos níveis de testosterona e um aumento do hormônio cortisol. Com a diminuição da testosterona existe também uma diminuição da massa magra, assim como uma quebra no fortalecimento, aumento e definição dos músculos e, ainda uma deficiência das vitaminas B1, B2, B6, B12 e C.
Potencia a desidratação
Sabe-se que a água desempenha um papel crucial para o desenvolvimento muscular, assim, quando ingere álcool obriga os rins a filtrarem grandes quantidades de água, podendo levar a níveis elevados de desidratação.
Esgota as vitaminas e os minerais
Como referido em cima, o álcool provoca uma drenagem rápida de várias vitaminas B, mas também da vitamina A, cálcio, zinco e fósforo. Com a carência destas vitaminas e minerais há um retrocesso acentuado do crescimento e manutenção da massa muscular.
Aumenta o armazenamento de gordura
O valor calórico das bebidas alcoólicas não é aproveitado pelo organismo da mesma forma que a glicose, não fornecendo qualquer tipo de combustível para as células do corpo, mas sim armazenando-a como gordura nos vasos sanguíneos.